quarta-feira, novembro 22, 2006


Nesta série, vamos discutir com professores e interessados, no campo dessas políticas públicas, como avaliar e selecionar materiais didáticos – impressos ou não – adequados ao programa do professor e aos projetos de escola. Além disso, enfocaremos o uso desses materiais em salas de aula, inclusive materiais disponíveis em mídia digital.
São objetivos da série: Expor e discutir os programas brasileiros de política pública, destinados à compra e à distribuição de materiais didáticos, em especial o PNLD, o PNLEM e o PNBE;Discutir critérios de avaliação de livros e de outros materiais didáticos – tanto em relação à sua qualidade como em relação à sua adequação ao projeto de ensino do professor e ao processo de aprendizagem dos alunos –, visando a uma melhor seleção e uso dos materiais; Discutir as práticas de ensino que incluem diversos tipos de impressos – livros didáticos, paradidáticos, de divulgação científica, literários, obras de referência (como dicionários, enciclopédias, livros de consulta como gramáticas, Atlas etc.), jornais, revistas, mapas etc. –, de maneira a otimizar a seleção e a utilização desses impressos; Discutir as práticas de ensino que incluem outros tipos de materiais – tais como laboratórios, jogos, vídeos e áudios –, em outros suportes e linguagens, de maneira a otimizar sua seleção e utilização; Discutir as práticas de ensino que incluem outras mídias e linguagens – radiofônica, televisiva, digital –, de maneira a otimizar a seleção e a utilização desses meios e tecnologias.

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