sábado, maio 30, 2009


Oi galerinha! Vocês tem tarefa para postar em comentário, lembram-se?
Escolha um tipo textual (narração, descrição, dissertação, predição ou injunção) e produza seu gênero (receita, carta, bilhete, notícia, manual de instruções, etc) de acordo ao nosso tema: Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Bom trabalho e até o próximo encontro! Abraços da Profe!

21 comentários:

Clarice disse...

Acentuação

Não esqueçam minha gente
que o acento agudo foi embora
mas o som não fica diferente
em assembleia, plateia e jiboia.

Nos ditongos éi e ói das paróxitonas foi tirado,
porém nas palavras oxítonas
ele fica colocado.

O acento circunflexo
também permanece em alguns casos
como pôde na 3ºpessoa do pretérito
para podermos diferenciá-lo.


Pôr também fica acentuado
mas somente quado verbo for. Pois se for o por preposição
ele deve ser tirado.

Também este acento
continua sendo igual
nas palavras vêm,têm,convêm e mantêm,
para mostrar o seu plural.

Por isso não podemos esquecer
da mudança ortografica
para sempre escrever,
corretamente, em todas as praças.

Clarice L. Gatti

Marici Menegat Franco disse...

SIGA A PREVISÃO DA REFORMA ORTOGRÁFICA PARA SEU SIGNO.

Áries – Cuidado com as falhas de comunicação escrita, você deve escrever sempre com acento agudo palavras oxítonas que terminam em a, e, o, em. {jacarandá, jiló}

Touro – Você está com sorte, pois numca esqueça que quando as palavras são derivadas dos verbos ter e vir na 3º pessoa do indicativo sempre se acentua. {detêm, convêm.}

Gêmeos – Você é um tanto distraído pois anda trocando o acento circunflexo da palavra PÔR verbo, pela palavra POR preposição.
Cuidado,isso não pode acontecer.

Câncer – Você não precisa se preocupar, pois nas palavras oxítonas terminadas em ditongos aberto éi{s} éu{s} ói{s} continua tudo igual. {anzóis, Piauí}

Leão – Muita atenção leonino, pois nas palavras paroxítonas terminadas em ditongo aberto, éi e ói ,não se acentua mais. Ex: boia, heroico.

Virgem – Virginiano, você com sua atenção sem igual, não será difícil lembrar que nas palavras paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i seguidas não de s. {lápis, cadáver}. O acento continua.

Libra – Você é muito ativo, gosta de estar sempre em destaque.Então fique atento para não acentuar as palavras paroxítonas terminadas em ens. {hifens ,edens, semens}.

Sagitário – Sagitariano, a temporada está difícil, não se acentuam mais palavras homógrafas PARA{verbo} e PARA preposição PELA{verbo} e PELA/o combinação da preposição + artigo.

Escorpião – Nos tempos atuais, há sempre mudanças e temos que acompanhar. Por isso não esqueça que não se acentuam as palavras homógrafas heterófonas que são semelhantes na escrita, mas diferentes na pronuncia.

Capricórnio – Capricorniano, sempre há exceções em tudo. Por isso nas palavras homógrafas- heterófonas, acentuamos o pôde {verbo pretérito do indicativo e não o {pode} verbo presente do indicativo.

Aquário – Você gosta de viajar. Mas nas suas paradas, lembre de estudar a ortografia e não esquecer que não mais se acentuam as palavras paroxítonas terminados em oo e ee ex: enjoo, veem.

Peixe – Nesta loucura dos oceanos, existe uma praia onde há calmaria , é a proparoxítona, onde todas as palavras continuam acentuadas. Assim você encontrará paz.


MARICI MENEGAT FRANCO

Unknown disse...

Acordo ortográfico da língua portuguesa

O português é uma língua latina falada no Brasil, Portugal Alem de países da África e Ásia, por povos diferentes e com as mais diversas etnias, culturas, religiões, costumes e crenças.
A unificação da grafia lingüística promete facilitar, um maior intercambio literário e entre esses falantes tão distantes, favorecendo a circulação de livros e revistas entre os países.
Mas cada povo atribui características e significados próprios a palavras e expressões regionais. Mesmo dentro do nosso imenso Brasil, podemos perceber diferenças, dessa forma mesmo com o acordo um texto em português precisa ser adaptado para ser entendido nos diversos países lusófonos.
Entendo então que esse acordo dificulta o ensino e a aprendizagem desse idioma, aumentando nossa duvida em relação a já complicada Língua Portuguesa, mas também acende em nos a curiosidade em relembrar algumas regras por nós a tempos deixadas de lado.

Josaphat Kocan
Prof de geografia

Unknown disse...

INTERPRETAÇÃO DE SONHOS.
Assembleia É sinal de preocupações de ordem intelectual. , assembleia palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas sem acento.

Boia
É o símbolo da transformação, é hora de dar um pontapé na vida e recomeçar.mesmo sendo uma oxitona.
Colmeia
Além de ser um bom palpite para a loteria é uma oxitona e não leva acento. .

Dinheiro
Se damos dinheiro em um sonho, indica alguma coisa boa, . Cuide para não ser superexigente ..

Estreia
Sonho de bom presságio , é hora de ser super-romantico e aproveitar o hifem do super.

Feiura
Revela sempre preocupações de ordem familiar; está na hora de comprar um carro seminovo, feiura . Não se acentuarão mais "i" e "u" tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo.

Girassol -Ver promete felicidade no amor, é antipedagogico ficar olhando.
Heroico
alto é proteteção . Baixo pessoa invejosa. . Nu é super romantico. mesmo com a falta de acento. o que importa é que o herói não perdeu o acento.

Ideia você deve ter muito cuidado ; cuide para não virar um sem- terra. essa ideia é um oxitona e não leva acento.
Joia
Ganhar-saberá compreender seus desejos,. dar jóias é sinal de tramoia ,e joia e uma oxitona sem acento.
Leite
Tomar sua saúde passará por um período de tranqüilidade; aproveite para viajar em um micro-ônibus

Mãe
É um sonho muito auspicioso indicando, carinho, dedicação, felicidade; aproveite para realizar uma viagem interestadual

Minissaia
Significa sempre- atração, amor, não separamos os ss ou rr.

Ovos
Achar ovos é sinal de noivado e união. Ovos crus, significa uma infidelidade, é chegada a hora de fazer um ultrassom.

Pão
Sonhar com pão é favorável, pão com geleia é sinal de proteção. geleia é um oxitona terminado em eia, é docinho. .

Quarto
Ver- paixão repentina, poderá levá-lo ao casamento. ; reveja a infraestrutura para não cair em uma fria. poia ficou tudo juntinho agora.

Raiva
Sonhar que está com raiva de alguém denuncia que se tem um afeto reprimido em relação à pessoa. , não seja super-racista vá a luta.

Sequestro
Vê-lo- intrigas perigosas; e cuide-se pois perdeu o trema no caminho.

Troféu
Ver- trabalho fértil e lucrativo; . é a estreia de uma nova fase. pois troféu continua acentuado.

Ultrasson
fazer , alegria. : prazeres no amor. se apaixonará por um ex- aluno.

Vela
Acesa - muito bom presságio, pois indica novidades, use um antirrugas e ficara bem. O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com "r" ou "s".

Xícara
Vazia indica prejuízos. com desenhos de girassol fortuna.

Zombar
Se zombam de você: cuidado para não ser trapaceada(o).tome um anti-inflatório e ficara bem. O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.

y--k-W agora pertencem ao nosso alfabeto então procure sonhar com o Yllor, Kenyel ou William, para ter um bom dia. daqui a quatro anos você escolhe.
. TEREZINHA ROSICLEIA KAMIENSKI

Arte-educadora - Eva Katlin Zarur disse...

PREVISÃO PARA O SEU SIGNO

ÁRIES: Como sempre... super-romântico, agora com hífen, cuidado com as armadilhas que a vida pode lhe colocar hoje. Não esqueça que muitas vezes a vida transforma-se em uma tramoia sem acento agudo, é preciso pensar antes de agir.
TOURO: Hoje é um dia de muita sorte para você, por ser um superamigo (junto sem hífem) de todos, receberá como recompensa uma linda joia sem acento agudo. Prepare-se, terá fortes emoções.
GÊMEOS: Você terá novas ideias sem o acento agudo, para melhorar seu desempenho profissional. Então caia como se fosse um paraquedas no seu agora sem o hífen no seu trabalho e arrase.
CÂNCER: Saia dessa paranoia, só que agora sem o acento agudo, torne-se tranquilo, e não esqueça o trema deixa de existir na língua portuguesa. Aproveite a sua vida.
LEÃO: É um dia de mudanças, esteja com pessoas que veem (ser esquecer que o acento circunflexo não existe mais neste caso) o mundo com mais alegria, tenha sua vida como se esta fosse um troféu, pois essa palavra é um exemplo de superação, ela ainda conseguiu ficar com o acento agudo.
VIRGEM: Este dia tende a deixar você mais livre, esqueça um pouco dos problemas, e curta a sua saúde com o acento agudo, pois tudo muda até mesmo a ortografia da língua portuguesa, você não precisa ser tão hiper-realista, lembrando que prefixo terminados em R, será usado hífen se a palavra seguinte começar também em R, busque realizar atividades diferentes, e viva bem.
LIBRA: Cuidado na hora de expressar sua emoções, faça uma assembleia com seus amigos e discuta os assuntos com calma e sinceridade,nada melhor do que fazer uma autoreflexão (sem o hífem) para melhorar o seu diálogo com as pesoas.
ESCOPIÃO: A feiura (sem o acento agudo) do mundo te incomoda? Você por ser ultrasensível (junto sem o hífem) está sempre procurando maneiras para se tornar um herói ( sem o acento agudo) melhorando a visão de mundo das pessoas ao seu redor e deixando sua vida pessoal de lado. Deixe o mundo um pouco de lado e realize atividades que torne você mais associável a este mundo.
SAGITÁRIO: Faça uma auavaliação (junto sem o hífen) hoje, e avalie como anda seu relacionamento, chegou a hora de dar um toque especial à dois.
CAPRICÓRNIO: Se a sua autoestima (sem o hífen) está baixa, saia desta noia (gíria sem acento agudo), e transforme-se uma nova pessoa. Lembre a imagem não é tudo mas ajuda bastante.
AQUARIO: Hoje você vai reencontrar ( continua sem o hífen) uma pessoa que fez parte da sua vida, esta pessoa irá transformar o seu dia e você terá que tomar algumas atitudes. Prepare-se
PEIXES: A subrotina ( sem o hífen) está te atormentando. Mude. Tente novas atividades, conversas com pessoas diferentes. Mas seja Ultrarrápido( se o hífen), pois as oportunidades passam logo. Boa sorte!

Eva Katlin Zarur

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz disse...

SONETO DO HÍFEM

Com a nova reforma ortográfica da Língua Portuguesa.
Tornou-se ultraerrado separar vogais diferentes.
É anti-intelectual não separar vogais iguais.
Micro-ondas, são arqui-inimigas com certeza.

É antissocial empregar hífem entre vogal e R,
E ou vogal e S. Deve-se sempre dobrar o R ou o S.
O autorretrato na antessala é ultrarromântico.
Estudar, compreender, até que o conhecimento encerre.

Manter onde o outro elemento começa com H.
Super-homens e anti-heróis aprendem as regras.
Só os subumanos é que demoram um pouco mais.

Com o prefixo co não usar hífem, coopernaga.
Coordenar a inter-relação entre as super-regras.
Mandachuva, paraqueda, paralama e outas tais.

Luiz Dirceu de Bittencourt

Anônimo disse...

Alteração do alfabeto

Toda letra do alfabeto tem
o seu significado, alterando
o português por todos os lados.

Com a nova alteração tudo
foi acrescentado, de 23 letras
Passou para 26 e tudo foi atualizado.

Em nomes que se originem de outras
línguas e todos os seus derivados
Kuwait, Washington e York.
Todos são empregados.

E para indicar símbolos de unidade
De medida também foram usados
km (quilômetro)
kg (quilograma)
w(watts) para melhor serem
Interpretados.

Essa é a nova lei do alfabeto que
De 23 letras passa a conter 26
Num processo simplificado.

Anônimo disse...

Alteração no alfabeto
Maristela C. da S. Alves Ribeiro

Anônimo disse...

Caçador, 15 de junho de 2009.

Querido Sr. Hífen.

Venho lhe informar que o Sr. está caindo de paraquedas em algumas palavras.
Não fique anti-histérico... antes o Sr. era hiper-requintado, super-resistente mas agora será como um recém-nascido, pois seremos como semianalfabetos e teremos que fazer uma autoaprendizagem extraescolar sobre o Sr.
Diante do novo acordo ortográfico, nos obrigamos a fazer um esforço ultra-humano para seguir os propósitos estipulados pelos países que falam a Língua Portuguesa, pois estamos ouvindo em assembleias que nao é um acordo inter-racial mas sim, uma ideia que já foi aprovada para que se apazigue a escrita nesses países.
Com essas mudanças, não queremos que o Sr. se sinta como se tivesse levado um pontapé e com isso nos faça um contra-ataque e nem seja um super-reacionário,seja gentil, porque ainda em algumas palavras o Sr. continuará sendo um super-homem.

Atenciosamente


Cláudia Gislaine Cappelletti

Anônimo disse...

A Reforma e o Senhor Hífen

Utilize hífen quando o prefixo vier antes de uma palavra iniciada pela letra H, menos no caso de SUBUMANO.
Retire o hífen quando o prefixo vier antes de uma palavra terminada em vogal diferente da que inicia o segundo elemento.
Não use hífen quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com consoante, que não seja R ou S. Desconsidere no caso do prefixo VICE que sempre usa hífen.
Quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar por R ou S, duplique essas consoantes e desconsidere o hífen.
Utilize o hífen sempre que o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento iniciar com a mesma vogal. Proceda da mesma maneira no caso de consoantes.
Não use hífen em prefixos terminados em consoantes onde o segundo elemento iniciar com uma consoante diferente.
Desconsidere o item anterior quando aparecer o prefixo SUB diante de uma palavra iniciada pela letra R, neste caso use o hífen.
Quando aparecerem os prefixos CIRCUM e PAN, utilize o hífen antes de palavras iniciadas por M, N e VOGAL.
Retire o hífen quando o prefixo terminar em consoante e o segundo elemento começar por vogal.
Acrescente hífen quando aparecerem os prefixos EX, SEM, ALÉM, AQUÉM, PÓS, PRÉ e PRÓ.
Mesmo procedimento quando aparecerem palavras indígenas, de origem tupi-guarani, como sufixos.
Quando tiver duas ou mais palavras que são ocasionalmente ligadas, formando encadeamentos vocabulares, utilize o hífen. Como é o caso de PONTE RIO-NITERÓI.
Não utilize mais hífen em palavras que já perderam a noção de composição, como é o caso de PONTAPÉ, PARAQUEDAS e GIRASSOL.

Rosangela Riedi

Anônimo disse...

Reforma Ortográfica

Nesta tal reforma ortográfica
ficam muitas dúvidas na acentuação gráfica
a quantidade de palavras acentuadas será reduzida
e novas regras ainda são discutidas.

Palavras paroxítonas terminadas com ditongos "ei, oi"
não terão mais acento diferencial
mas ainda falaremos alcateia e apoia
como é falado em Guiné-Bissau.

Palavras que possuem o hiato "oo"
também perderão o acento circunflexo
palavras como abençoo, enjoo, voo...
tudo isso me deixa perplexo!

Mas ainda é grande a confusão
palavras como para(verbo) e para (preposição)
não possuem mais o acento para distinção
o que conta é o sentido da frase, basta ter muita atenção!

Sonia Rambo

Anônimo disse...

A História da Reforma Ortográfica

A tão falada reforma ortográfica
Que vem sendo discutida desde 1990
Está deixando muita gente estática,
Confusa, mas com certeza, muito atenta.

Até 2012 as mudanças vão acontecer gradativamente
Até lá as duas formas serão aceitas
No Brasil, cerca de 0,5% das palavras mudarão definitivamente
Nos demais países a alteração poderá chegar a 1,6% das eleitas.

O objetivo deste acordo é padronizar a ortografia
As duas formas existentes hoje limitam a dinâmica do idioma,
Criam obstáculos para a difusão cultural,
Tanto aqui, como em Portugal.

Outro grande motivo é o fato de o português,
Ser o único idioma entre as quatro grandes línguas faladas,
Espanhol, inglês, português e francês,
Que possui duas grafias oficiais, que agora será unificada.

Sabe-se que somente a grafia será alterada,
Pois as pronúncias típicas de cada país serão conservadas,
Assim teremos nossa herança cultural respeitada,
E poderemos ter nossas ideias divulgadas.

Márcia Colpini

Keila disse...

Keila

REFORMA ORTOGRÁFICA Previsão para o seu signo no ano de 2009....

ÁRIES: Previna-se contra as novas palavras que confudem sua cabeça antes acentuava-se jiboia, hoje perdeu sua cobrinha (acento).

TOURO: Se você anda preocupado com essa reforma, veja é muito simples, da acentuação gráfica das vogais tônicas/tônicas grafadas i e u das palavras oxítonas e paroxítonas, é só associar e boa sorte.

GÊMEOS: Cuidado antes de ter uma idéia frustrada preste muita atenção que sua ideia seja bem planejada, e muito boa sorte.

CÂNCER: Hoje está com muita sorte se o verbo termima em vogal, nenhuma modificação ocorre fica tudo igual.

LEÃO: Muita atenção leonino usa-se pronome lhe quando o verbo vem antes do pronome pede preposição. EX: Quando dizer a você. Quero dizer-lhe.
Leve o prato a Maria. Leve-lhe o prato ( mas: leve-o a Maria ).

VIRGEM: Você tem que prestar muita atenção quanto a colocação pronominal antes do verbo é uma PRÓCLISE, ex, Nunca ME digas tal coisa.
No meio do verbo é uma MESÓCLISE, ex, Dar-LHE-ei o recado ainda hoje.
Depois do verbo ÊNCLISE, ex, Pediram-ME que falasse em público, esteja muito atento para não fazer confusão.

LIBRA: Você é muito curioso sempre deve escrever palavras com acento agudo palavras oxítonas que terminam em a, e, o.

SAGITÁRIO: Nos dias de hoje não acentua-se mais as palavras joia,assembleia, jiboia, ideia, tudo é mais moderno.

ESCORPIÃO: Hoje com a tecnologia e modernidade tudo ficou mais fácil a estratégia usada para as novas regras tomou espaço em nosso dia-a-dia.

CAPRICÓRNIO: Nunca se perca com as regras por isso a crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave, esteja atento capricórnio.

AQUÁRIO: Você está cansado das mesmas coisas então mude, faça uma autoavaliação ( sem hífen ) em sua autoestima ( sem hífen ) e viva cada dia melhor. Pense nisto aquariano.

PEIXES: Pense em fazer um autorretrato ( sem hífen ) seu e de a pessoas que você ama, pois a vida passa muito rápida, se de novas oportunidades e seja muito feliz, boa sorte..........

Anônimo disse...

Animais Insatisfeitos

Certa vez, os animais reuníram-se em assembleia para decidirem se entrariam em greve ou não.
Cada animal reclamava de alguma coisa. Ninguém mais estava tranquilo.
A tartaruga, ironicamente chegou atrasada, pois perdeu o voo por causa de um enjoo que teve após recuperar-se da gripe suína.
A jiboia, não suportava a ideia de associarem seu lindo nome ao soro antiofídico.
A centopeia, reclamava por que queria ser alimentada com geleia de maçã e não mais com couve-flor.
O macaco estava cansado de ouvir falarem de sua feiura e pedia um chá de erva-cidreira para se acalmar.
O cachorro ameaçva não latir mais, pois estava com laringite e queria um anti-inflamatório.
Finalmente, para acabar com a confusão, chega o rei leão, carregando sua coroa de joias, mas com uma expressão antissocial. Ninguém sabia, mas ele havia reprovado no teste da autoescola e estava com a autoestima baixa.
Então, ele suspendeu a reunião e a remarcou para a próxima semana, para juntos decidirem se entrariam em greve ou não!

Giseli aparecida Estanislowski.
5º pólo

Anônimo disse...

RECEITA DE COMO USAR O HÍFEN CORRETAMENTE DE ACORDO COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Fazer uso das palavras seguindo o Novo Acordo Ortográfico exige muita atenção.
Junte várias palavras escritas com hífen e separe em recipientes individuais;
→ num vasilhame, coloque palavras com prefixo + palavras iniciadas com H, todas serão escritas com hífen, como super – homem, exceto subumano;
→ em outro recipiente, coloque palavras com prefixo + palavras iniciadas com as consoantes S e R e as duplique, como miniSSaia;
→ depois, as palavras cujo prefixo termina em vogal e a palavra inicia com vogal diferente, não precisa mais do hífen, como autoescola;
→ noutro pote, se a primeira e a segunda palavra iniciarem com a mesma vogal, coloca- – se o hífen,como arqui-inimigo;
→ ah! Se as palavras que tinham hífen, já no seu uso diário, acabaram se tornando uma só, como paraquedas, não usamos mais o hífen;
→ pois então, se o prefixo terminar em consoante e a palavra começar em vogal,não se usa o hífen, como em superexigente;
Essa receita deverá ser executada com muito cuidado.
Não misture os ingredientes, deixe – os em seus recipientes para não dar confusão.
Elenir Izabel Spezia Corrêa

Unknown disse...

Crimes Na Ortografia

O problema chegou, estavam prometendo, agora está aí.
Para certas palavras o crime está no meio, a permissão não foi pedidas para elas, porque uns dizem que é acordo, outros reforma, tudo veio como um paraquedas, antes andavam separadas, agora estão de mãos dadas, viajavam entre certos países, onde este voo deu enjoo que até perderam seus chapéus.
Pronto, chegou, agora a ideia também perdeu sua luz, mas continua focalizando os problemas que teremos, é isto aí pessoal, ficaremos tranquilos, que também foi mexido, vamos aguentar esta situação para podermos mudar as novas regras da ortografia.

Este crime ortográfico
Está mudando vários hábitos
Algumas palavras se separaram
E outras se juntaram.

E aí pessoal, vamos a caça?

Paraquedas, voo, enjoo, ideia, tranquilo, aguentar, plateia, assembleia.

A S D A S S E M B L E I A O L P
K L O P J E N J O O L O R A B U
A F I T U T O R A T O R A V O O
I D E I A R A G U E N T A R O P
A M P A R A Q U E D A S P L A T
E I A H O N U I A B I X L O L O
J K L M N Q O P L A O B A M A L
U L A G E U O R G E B U T S H K
I L O L O I H O J E E T E O P A
L O P N A L O O O J O X I T A O
P E R N A O G I G A N T A O C U

Mara Lipka.

Anônimo disse...

Notícias Extraordinárias

• Oposição reclama perda de acento na assembleia.

• Espécies ficam sem zoo e perdem todos os pelos.

• Acento de voo cai e ninguém se machuca.

• Jamais trema na linguiça.

• Com o fim do trema, alguns animais foram extintos, como o sagui. Cadê o IBAMA?

• Na praia, ninguém sabe se compra coco, cocô, ou côco.

• Queremos botar os pingos nos us!

• D. Mocreia perdeu o acento, mas continua feia.

• Eu pelo o pelo pelo menos uma vez por mês.

• E véia, não tem mais acento. E pra dar uma injeção na veia da véia? Injeção na veia da veia.

Amarilda Aparecida Lipka.

Anônimo disse...

VENDE-SE

Vende-se um terreno com linda paisagem para o por do sol e aterrissagem suave com voo de asa-delta. Neste terreno encontram-se lindos animais silvestres como: jiboias, saguis, beija-flor e bem-te-vi.
Venham averiguar para ter uma ótima ideia para aquisição.

Compre e fique tranquilo.

Anônimo disse...

VENDE-SE

Vende-se um terreno com linda paisagem para o por do sol e aterrissagem suave com voo de asa-delta. Neste terreno encontram-se lindos animais silvestres como: jiboias, saguis, beija-flor e bem-te-vi.
Venham averiguar para ter uma ótima ideia para aquisição.

Compre e fique tranquilo.

Anônimo disse...

Clacir
VENDE-SE

Vende-se um terreno com linda paisagem para o por do sol e aterrissagem suave com voo de asa-delta. Neste terreno encontram-se lindos animais silvestres como: jiboias, saguis, beija-flor e bem-te-vi.
Venham averiguar para ter uma ótima ideia para aquisição.

Compre e fique tranquilo.