Ao considerar os aspectos apresentados, a série Um Mundo de Letras: práticas de leitura e escrita11 toma, ao longo dos cinco programas, o texto como eixo norteador das práticas com a linguagem na escola, desde a aquisição da escrita, numa perspectiva de alfabetização por meio de textos, práticas de letramento, ao seu domínio e à habilidade leitora, processos que se expressam no exercício da autoria, tanto nas práticas de escrita quanto nas de leitura de textos.
A série compreende também pontos de encontro e de desencontro na abordagem dos registros oral e escrito no fazer pedagógico: a transposição de marcas da oralidade para a escrita, o que é comum na aquisição deste sistema; dificuldades na aprendizagem da ortografia; adequações necessárias – e importantes – na construção dos mais variados gêneros discursivos e seus contextos: do cotidiano aos usos literários, tecnológicos e científicos nas práticas comunicativas. Essas práticas constituirão assuntos para debates que se pretendem enriquecedores, sem o objetivo de esgotar a complexa discussão sobre a linguagem no cotidiano escolar, seus múltiplos aspectos e o domínio normativo.
A série compreende também pontos de encontro e de desencontro na abordagem dos registros oral e escrito no fazer pedagógico: a transposição de marcas da oralidade para a escrita, o que é comum na aquisição deste sistema; dificuldades na aprendizagem da ortografia; adequações necessárias – e importantes – na construção dos mais variados gêneros discursivos e seus contextos: do cotidiano aos usos literários, tecnológicos e científicos nas práticas comunicativas. Essas práticas constituirão assuntos para debates que se pretendem enriquecedores, sem o objetivo de esgotar a complexa discussão sobre a linguagem no cotidiano escolar, seus múltiplos aspectos e o domínio normativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário